A Higiene esta intimamente ligada a auto estima. Ela é importante no processo de Educação e Saúde. O conceito de higiene pessoal refere-se ao estado geral de cuidados de limpeza do corpo. A saúde de uma população esta relacionada à melhoria dos padrões de higiene e de nutrição. Higiene Pessoal são hábitos de limpeza e asseio com que cuidamos do nosso próprio corpo. Tomar banho diariamente, assepsia, lavar as mãos sempre que necessário, escovar os dentes, beber água tratadas e filtrada e uma alimentação equilibrada, com alimentos mais naturais e que encontrem-se em melhores condições de conservação são atos de higiene. A Higiene Coletiva é o conjunto de normas de higiene implantadas pela sociedade de forma a direcioná-las a um conceito geral.
O movimento cultural da Moda e Publicidade, estimula uma crença única de beleza: o biótipo das modelos, mulheres lindas, magras, altas. Exposta à mídia, a auto imagem da mulher "normal" se deteriora e ela passa a somente almejar o tal “corpo ideal”, tendo apenas isso em mente . Além do fator biológico, que é o fator mais importante para ter um corpo de modelo, a mulher tem que ter uma boa higiene, alimentação saudável, atividade física, repouso, procedimentos estéticos, procedimentos cirúrgicos, maquiagem, cabelo perfeito, moda, entre muitos outros. Nessas pessoas a finalidade é unicamente realçar os pontos positivos externos e disfarçar os negativos internos. A baixa autoestima está presente como ponto central em todos os transtornos como anorexia, bulimia, obesidade, compulsão alimentar e ansiedade. Isso sendo resultantes da ação da mídia na mentalidade dessas mulheres.
Conclui-se que a baixa auto estima entre outras coisas, faz com que a mulher, (homens também, mas mais comum em mulheres), altere sua percepção do próprio corpo. Cada pessoa é única e bela com suas particularidades e essa eterna busca para se tornar algo que não é, por imposição da moda não faz bem. Obviamente que ter uma boa higiene, alimentação e atividade física é fundamental para todos. Mas no caso de pessoas com a auto estima baixa assim é extremo, pois ou elas são muitos influenciadas pela mídia em uma busca desenfreada por um corpo perfeito ou se isolam do mundo, deprimidas esquecendo os princípios básicos da higiene. O importante é sentir-se bem e bonita da forma que é. Magra, gorda, baixa, alta, loira, morena, branca ou negra, o que importa é ser feliz e confiar em si mesmo. O resto são meras convenções.
Por Amanda Amaral
Nenhum comentário:
Postar um comentário