terça-feira, 29 de março de 2016

Sindrome de Gourmet



  • Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma breve análise de textos sobre a Síndrome de Gourmet. Entretanto antes de entender o que é esta síndrome é necessário entender o que é transtorno alimentar e suas principais doenças e síndromes. Os transtornos alimentares geralmente apresentam as suas primeiras indicações na infância e na adolescência. De uma maneira geral, podemos dividir as transformações do comportamento alimentar em dois grupos. Primeiro, aqueles transtornos que são considerados como patologias e descritos detalhadamente pelo CID 10, DSM IV e pela OMS. E a segunda são desordens emocionais ainda não classificadas nos manuais de classificação CID 10 e DSM IV como um transtorno específico. Por essa razão, os critérios para o diagnóstico não foram bem definidos. Em geral, o profissional leva em conta alguns aspectos do comportamento. Algo fora do normal.


O que são Transtornos Alimentares?

Os Transtornos Alimentares são definidos por disfunções na conduta alimentar, podendo levar do emagrecimento excessivo ou obesidade, além de outros problemas físicos e psicológicos.



Tipos de Transtornos Alimentares

  • Anorexia 




Caracteriza-se por um distúrbio alimentar que provoca uma perda de peso acima do que é considerado saudável para a idade e altura. Além da distorção da auto-imagem. O indivíduo tem pavor de engordar.



 
  • Bulimia 


Caracteriza-se por compulsões alimentares periódicas, seguidas de métodos compensatórios inadequados para evitar o ganho de peso.
Métodos compensatórios como vômitos ou laxantes.




  • Transtorno do Comer Compulsivo


Caracteriza-se por compulsão alimentar periódicas, não utilizam métodos purgatórios para eliminar os alimentos ingeridos, nem a preocupação irracional com o peso e a forma corporal. 

  • Vigorexia 


Caracteriza-se por auto-imagem distorcida que leva a prática exagerada de exercícios físicos, em busca do corpo perfeito.



  • Transtorno Alimentar Noturno 


Caracteriza-se pelo comportamento alimentar durante a noite, mesmo que a pessoa continue dormindo. Não lembram de nada ao despertar.




Caracteriza-se pela ingestão de substâncias não comestíveis como sabonete, tijolo, argila, cascas de pintura, gesso, giz, cinzas de cigarro, etc.






  • Síndrome do Gourmet
  •  


Uma dieta de caviar, ostras, champanhe e presunto... Parece ótimo, Concorda? Embora para alguns, seria um sonho, há pessoas que vivem isso como uma obsessão incontrolável e só pode comer produtos exóticos. A Síndrome de Gourmet leva a pessoa afetada a só comprar e desenvolver refeições sofisticadas e de alta qualidade. Poderíamos pensar que este não é um problema grave, mas se não tratada pode causar estresse, ansiedade, problemas nas relações sociais e prejudicar seriamente a economia do paciente, porque ele não é capaz de controlar o seu gosto requintado e normalmente caro.

Acredita-se que esta doença é causada por uma lesão no lado direito do cérebro que afeta o controle das obsessões o lobo frontal. Suas causas estão descritas em prováveis lesões no hemisfério cerebral direito, ocasionado por traumatismo craniano ou tumores. Mas ainda não há comprovação cientifica. A doença foi descrita pela primeira vez em 1997 pelos neuropsicólogos suíços Theodor Landis e Marianne Regard, quando encontraram o caso de um jornalista que, depois de sofrer danos cerebrais, a sua atitude em relação à comida mudou completamente.

Desde que ele entrou no hospital, o paciente começou a encontrar problemas e ficar obcecado sobre o menu do hospital.

O médico Regard pediu-lhe para escrever em um diário suas preocupações e o que emergiu foi um digno e meticuloso desejo culinário, digno do paladar mais delicado e fino que qualquer um poderia imaginar.

Portanto os indivíduos que apresentam este quadro estão  persistentemente obcecados e preocupados na preparação, compra, apresentação e ingestão de  comidas especiais e/ou exóticas, colocando em segundo plano suas relações de sociabilização familiar e ocupacional, para preparar pratos diferentes, não só em ocasiões especiais, mas sim no dia a dia.

A Síndrome de Gourmet é um transtorno alimentar pouco conhecido, no Brasil e no mundo, nos dias de hoje são conhecidos apenas 34 casos a nível mundial desta tendência. Por esse motivo ainda não é classificada nos manuais do CID 10 e DSM IV como um transtorno específico. Apesar deste gosto pela comida, não apresentam obesidade, nem recorrem a manobras compensatórias. São pessoas que vêem o alimento como forma de obra de arte.

Os meios de comunicação como internet e ate mesmo o Facebook e Instagran são formas de incentivar esse transtorno, pois indivíduos com predisposição se vêem obrigados a postar fotos em suas redes sociais para obterem elogios e likes. Obviamente não são todos que postam fotos de pratos bonitos que possuem esta síndrome. Mas pessoas predispostas podem desenvolver isso futuramente mesmo sem ter alguma lesão cerebral.

 
Conclusão

A medicina indica que uma síndrome não deve ser classificada como uma doença, indicando que no caso de uma síndrome, os fatores que causam sinais ou sintomas nem sempre são conhecidos, o que acontece em grande maioria, no caso de uma doença. Considerando-se que a Síndrome de Gourmet é um transtorno alimentar pouco conhecida o diagnóstico precoce e uma abordagem terapêutica apropriada são fundamentais para o controle clínico e o prognóstico destas condições. Em geral elas são acompanhadas de ansiedade, medo e culpa, causam sofrimento, tomam tempo da pessoa e interferem nas rotinas pessoais, na vida social e da família. Pelo fato de não serem reconhecidas como sintomas de uma doença faz com que as pessoas afetadas não busquem tratamento ou demorem muito para fazê-lo, achando que isso é apenas uma mania. A Síndrome de Gourmet assemelha-se com Transtorno Obsessivo Compulsivo ou TOC. Quanto mais cedo se procurar ajuda, maiores são as chances de cura.











































  • Referencias Bibliográficas

1) Obesidade - Causas, Sintomas e Tratamentos | Minha Vida – Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/obesidade> Acesso em 03 Junho de 2015

2) O que são Transtornos Alimentares? Causas, tipos e tratamento. Maria Alice Fontes – Disponível em: <http://www.plenamente.com.br/artigo.php?FhIdArtigo=192#.VW-UnM9Viko> Acesso em 03 Junho de 2015

3) Vigorexia | Dr. Drauzio Varella – Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/letras/v/vigorexia/> Acesso em 03 Junho de 2015

4) Transtornos alimentares – Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1516-44462000000600008&script=sci_arttext> Acesso em 03 Junho de 2015

4)Síndrome de Gourmet – Disponível em: <http://umacaloriaumatortura.blogspot.com.br/2007/05/sndrome-de-gourmet_15.html> Acesso em 03 Junho de 2015

5) Las enfermedades alimentarias más raras del mundo - Disponivel em: <http://www.enfemenino.com/bienestar/enfermedades-raras-alimentarias-d59115c660535.html> Acesso em 09 de junho de 2015




Curso: Nutrição

Disciplina: Psicologia

Professora: Edna Freignan

Acadêmicos:   

Amanda Amaral
Danielle Marins
Fabiane Vasconcellos
Letícia Costa
Míriã Marçal
Raquel Camilo 

2 comentários:

  1. Boa tarde, gostaria de saber se quem escreveu o texto é qualificado na área médica e afins, já que vi somente que és Acadêmica de Nutrição... Outrora, não especificou a Instituição e não disponibilizou email para contato direto, fico à disposição. Obrigado.

    Att, Pedro

    ResponderExcluir